Ai, que dor de cabeça!

Ai, que dor de cabeça!

Quantas vezes você já acordou com ela ou a sentiu ao longo do dia,  recorreu a vários medicamentos, mas sem solução? Você pode estar diante de um problema de competência odontológica :  Disfunção de ATM (DTM) ou Dor Orofacial (DOF).

Mas afinal, o que é DTM e DOF?

A disfunção de ATM, é uma doença pouco conhecida. São lesões que ocorrem nos componentes das articulações que ligam o crânio à mandíbula devido a agressões ao sistema estomatognático (músculos, ligamentos, dentes, ossos, articulações).
A  dor orofacial é considerada a manifestação de dor em qualquer ponto da face, cabeça e pescoço, pois nessas regiões  existem muitas estruturas anatômicas  que se relacionam entre si, formando uma verdadeira “rede de contatos”.

Quais os sintomas mais comuns?                                                       

* Dor de cabeça
* Dor na articulação (ATM)-região próxima dos ouvidos
* “Pressão” em pontos da face
* Estalos das ATMs , ao abrir e fechar a boca
* Zumbidos no ouvido, sensação de ouvido tampado
* Dor cervical
* Cansaço para mastigar
*Dificuldade na abertura ou fechamento da boca
* Sensação de apertar e/ou ranger dentes, durante o dia e/ou à noite

 Quais as principais causas das DTMs e DOFs?

*Stress
* Bruxismo do sono
* Má qualidade do sono
* Mascar chicletes, roer unhas, apertar os dentes, morder lábios
* Pouca ingestão de água
* Sedentarismo

Como tratar este problema?

É muito importante procurar o cirurgião dentista especialista em DTM e DOF assim que algum dos sintomas já citados apareça para que um diagnóstico preciso seja  feito e um tratamento adequado seja proposto.
Vale a pena salientar que o tratamento é multidisciplinar, envolvendo inicialmente a Odontologia e, se necessário,  a Medicina, Fisioterapia e Psicologia, na busca pela qualidade de vida do paciente.

Como seria a participação do cirurgião-dentista especialista em DTM e DOF?

O cirurgião-dentista será o responsável por personalizar o tratamento a partir do exame clínico específico, bem como análise de imagens radiológicas que vão determinar o tipo facial, esquelético, muscular, ligamentar e articular de cada paciente.
O tratamento baseia-se, na maioria dos casos, no uso noturno de um dispositivo ortopédico funcional intra bucal, na laserterapia, no auto cuidado (“self care”), em infiltrações em pontos gatilho e na prescrição de medicações apropriadas.
Portanto, se você identificar esses sintomas aqui apresentados, não deixe de procurar um cirurgião-dentista especialista nesta área, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. E nunca subestime a sua dor, pois ela estará sinalizando que o problema existe.
A essência de uma Odontologia completa está em preservar e recuperar o movimento mais lindo do ser humano: o SORRISO,  visando sempre a qualidade de vida das pessoas.

Porque sorrir é o melhor remédio!!!

Pense nisso!

Dra. Jocymara da Silveira Amaral Raymundini

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP

Pós-graduação São Leopoldo Mandic e Centro de Pós-graduação CEPRENO- Rib Preto

Clínica Oral Line Personal – Rua Capitão Fleming 476 Vila Nova – Itu/SP

E-mail : dra.jocymara@oralline.com.br                       Fone: 11 40245598