ortopedia-funcional-maxilares

 

Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é a especialidade que tem como objetivo prevenir e tratar as maloclusões e suas consequências físico-funcionais, através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais adequados, oferecendo as condições para que o sistema estomatognático ( músculos, ligamentos, dentes, ossos do terço médio e inferior da face) alcance a sua normalidade morfofuncional, promovendo o equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e deglutiva.

Essas funções, quando em equilíbrio, promovem o crescimento e desenvolvimento crânio facial adequado. Por este motivo, a amamentação é de fundamental importância, pois o ‘’esforço’’ feito pelo bebê durante o ato de sucção do leite é estímulo de crescimento, assim como a mastigação de alimentos mais consistentes quanto erupcionam os dentes de leite. Mas quando isto não acontece, a procura pelo tratamento ortopédico funcional dos maxilares é de suma importância.

As áreas de competência para atuação do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares incluem:

* prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das maloclusões, através de métodos ortopédicos funcionais;

* tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:

– crescimento e desenvolvimento crânio facial

– erupção dentária

– postura e movimento mandibular

– posição e movimento da língua

– distúrbios crâniomandibulares.

* inter relacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.

*da mesma forma em pacientes adultos, contribui para o equilíbrio funcional muscular, ligamentar e articular, favorecendo o preparo do paciente para uma reabilitação oral através dos recursos terapêuticos funcionais, inclusive a orientação mastigatória, além de tratar a disfunção de ATM e dor orofacial.

Portanto, o tratamento funcional pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, com o uso, principalmente noturno, de aparelhos removíveis funcionais, dependendo do diagnóstico e indicação.

Estes aparelhos, por atuarem através de estímulo proprioceptivo, produzem remodelação das estruturas ósseas e articulares, atuando diretamente nos componentes musculares e funcionais. Promovendo o equilíbrio do sistema e como consequência, a estética.

Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela OFM:

Apneia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), estalos nas ATMs (barulhos na região dos ouvidos  durante a mastigação ou bocejos) , dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares, prognatismo mandibular (queixo saliente) , dentes desalinhados ou apinhados,  mordida aberta anterior (dentes anteriores  que não se tocam), mordida profunda (dentes superiores anteriores  que cobrem  os inferiores, dentes superiores muito à frente dos inferiores, devido ao excesso de crescimento da arcada superior ou deficiência de crescimento da mandíbula,  mordida cruzada posterior, falta de tônus muscular dos lábios que levam  ao  padrão de respiração mista, interposição da língua quando existe a mordida aberta anterior, entre outros. “